Ao viajar pela primeira vez para a Argentina, é preciso prestar atenção a algumas dicas de Buenos Aires. São informações básicas e muito simples, mas que podem fazer você aproveitar muito bem a cidade.
Com oito anos morando na cidade e interagindo com turistas na rua ou no blog, já dá pra saber quais são as informações que eles mais precisam.
Dicas de Buenos Aires: 7 conselhos úteis para os turistas de primeira viagem
Dica 1. Fique ligado!
A primeira dica de Buenos Aires é bem básica. Você está de férias mas não desligue seu radar. Fique de olho aberto das ruas, principalmente no Microcentro. Buenos Aires é uma cidade relativamente segura, se compararmos com as grandes capitais brasileiras, mas tente prestar atenção. A maioria dos roubos de turistas aqui é por malandragem. Trombadinhas que percebem sua desatenção e roubam bolsas, carteiras e celulares. Quando você viu o cara já está longe!
Dica 2. Táxis
Pegue sempre os carros de companhias conhecidas. Evite táxis particulares e, se possível opte sempre pelo rádio táxi. Se não não der para ligar, pegue um na rua que tenha essas luminárias em cima. São mais confiáveis, de companhias conhecidas e tem um número que você pode anotar caso dê algum problema. Evite pagar com notas de 100 pesos.
Dica 3. Câmbio
A crise econômica e cambiária argentina acabou aumentando bastante o valor do dólar paralelo e consequentemente o real. Muitos turistas querem aproveitar isso e acabam se aventurando trocando dinheiro com pessoas nada confiáveis na Calle Florida. Se você não tem um amigo ou conhecido de responsa na cidade, é melhor não arriscar. Essas pessoas que trocam dinheiro na rua não te dão nenhuma garantia e trocar moeda na rua é ilegal. Recomendamos sempre o Banco de La Nación presente nos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque ou as casas de câmbio da Calle Sarmiento, no Centro. Aqui respondemos outras dúvidas: “é melhor levar dólares ou reais para Buenos Aires” e “quanto dinheiro levar para Buenos Aires”.
Dica 4. Atendimento
Sim, o atendimento é lento e os garçons são um pouco preguiçosos. A dica é não tentar impor o jeito brasileiro aqui. Lembre-se que você está em outro país, tentar mudar radicalmente isso é apenas inútil. A dica é nunca ir almoçar ou jantar com pressa ou tempo contado.
Dica 5. Cartão de crédito
Por razões surreais da economia argentina, existem muitos lugares que não aceitam cartão de crédito. Desde lojas, bares e restaurantes. Na dúvida se informa. Para restaurantes, consulte o Guia Óleo que dá todas as infos dos restaurantes: se aceita ou não cartão, endereço e ainda uma média de preços.
Dica 6. Inflação
Quem se informa e procura dicas de Buenos Aires faz uma viagem muito melhor. Os preços na Argentina já não são aquela pechincha de 7 anos atrás, por isso reconsidere aqueles comentários sobre compras baratíssimas do seu parente que veio pra Buenos Aires em 2007. Das poucas coisas que não estão o olho da cara na cidade são o transporte e comer bem. Então aproveite! Na dúvida, leia nosso post que responde a pergunta “quanto dinheiro devo levar para Buenos Aires”.
Dica 7. Clima
Por incrível que pareça tem gente que ainda pergunta sobre o clima em Buenos Aires quando existe aí o Google para te responder tudo. Aqui as estações são as mesmas que nas terras tupiniquins, porém são mais definidas. Junho e julho, frio pra caramba. Já dezembro, janeiro e fevereiro é um calor from hell! Veja mais no nosso post Que roupa usar em Buenos Aires.
Querendo mais dicas sobre a cidade? Aproveite e leia o post com dicas de Buenos Aires dadas pelos próprios leitores do Aires Buenos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário