Translate

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

São Francisco



Ahhh San Francisco, cidade de muitos morros, muito peixe, da Golden Gate, Bondinho e Alcatraz. Se você procura o que faezr em San Francisco, opções não vão faltar. Como qualquer grande metrópole mundial, essa cidade tem muuuuita coisa para visitar. Passamos cinco dias por lá e ficamos com gostinho de “quero mais”.

Ir para San Francisco e não visitar o Pier 39 é como ir para o Rio de Janeiro e não conhecer Copacabana. Porém, isso tem o lado bom e o ruim. O bom é que você visita um lugar clássico, cheio de história. O ruim é que é lotado de outros turistas. Recentemente entrou numa lista das atrações que mais recebem turistas em todo mundo. Por ano são mais de 14 milhões de pessoas que passam por ali.

Mas o que afinal o Pier 39 tem de interessante? Compras e restaurante de um lado e os leões marinhos de outro, que fizeram desse pier uma parada natural da sua rota de migração. Você chega lá e se depara com centenas de bichinhos descansando e fazendo a maior festa. Também dá para aproveitar e um Clam Chowder em alguns dos locais de lá ou aproveitar um desses restaurantes grandes de redes americanas como o Hard Rock Café ou o Bubba Gump, meu preferido. Com toda uma temática do filme Forrest Gump, ele serve só pratos de frutos do mar e muito camarão. Já tinha conhecido a filial de Las Vegas e adorei, mas essa do Pier 39 tem ainda um clima muito mais gostoso. Peça para sentar do lado da janela para aproveitar a vista da baía.

2. Alcatraz

Essa lendária prisão, localizada numa ilha na Baía de San Francisco, é outro programa obrigatório para quem está procurando o que fazer em San Francisco. O lugar abrigou prisioneiros famosíssimos como Al Capone e foi palco das mais escalafobéticas tentativas de fuga. Para chegar até lá é preciso comprar as entradas direto no local da saída do barco, o Pier 33, ou diretamente no site do Alcatraz Cruises. A entrada custa 30 dólares e inclui ida e volta até a ilha, além de um audio guia que explica tudo sobre a prisão. É bom comprar antecipado para não chegar lá e não ter mais vaga!

É só colocar os fones de ouvido e ser transportado para a sombria época em que a prisão funcionava. O audioguia está disponível em várias línguas, português inclusive. Porém, se você tem um conhecimento razoável de inglês, recomendo pegar o desse idioma, já que essa versão quem conta a história e faz o tour pela prisão são próprios ex-prisioneiros de Alcatraz, o que dá um tom ainda mais sombrio.
O passeio é sensacional, visitar as celas, conhecer as histórias, ver as fotos dos condenados, as marcas de bala na parede e de granadas no chão é incrível. Andar pelas celas e pavilhões escutando o áudioguia é um pouco estranho no começo, mas no final acaba sendo bem divertido. Bizarro mesmo foi encontrar um cara com uma fantasia de coelho fazendo esse tour. Não sei se ele tava afim de aparecer ou se era um animador de festa aproveitando o tempo livre para conhecer a prisão.


Existem três linhas de bondinho. Nós pegamos a que sai no fim do Fisherman’s Wharf, do lado da Girardelli Square. O preço é um tanto quanto salgado, 6 dólares, mas vale cada centavo. É um passeio super gostoso, subindo e descendo as ladeiras de Chinatown e chegando até o centro. Os condutores do bondinho são um show a parte, muito simpáticos e alegres.