De vez em quando é bom tirar férias e mudar um pouco de ares, e nada melhor do que conhecer outros lugares, culturas diferentes e, claro se divertir muito, por isso passar as férias em países que tem neve é uma ótima pedida.
Os locais mais procurados para quem gosta da neve são: Bariloche, Santiago, Aspen, Chamonix, Formigal, Grandvalira, Paes de La Casa, Serra da Estrela, Serra Nevada, Soldeu, El Tarter, Baqueira-Beret, Madonna Di Campiglio, Cortina d’Ampezzo, Cervina, Zermatt, entre outros.
Esportes na Neve
A principal diversão é a pratica de andar de ski (é melhor para quem quer deslizar com velocidade pela neve) ou de snowboard (para quem gosta de fazer acrobacias). A diversão é pra toda família já que todos podem praticar até mesmo os pequeninos, fazendo uso de um mini-ski, e equipamentos de proteção que devem ser usados por pessoas de todas as idades.
É importante que antes de tentar qualquer manobra, por mais simples que seja, você faça um curso de iniciação e assim você evita os tombos (muito comuns) e outras lesões. Geralmente os locais destinados para praticar essas atividades são classificados em cores de acordo com o grau de dificuldade, que vão de fáceis (verde e azul) até os mais difíceis (vermelho e preto) que contém vários obstáculos e só deve ser testado por pessoas que já tem grande prática nessa atividade.
Mesmo quem já esta acostumada a praticar os esportes de neve, precisa fazer um aquecimento muscular antes da primeira descida e também ao final do dia. Essa atividade exige um esforço físico e algumas pessoas têm dificuldade de adaptação, por isso antes da viagem o ideal consultar um médico e até fazer uma pequena preparação física antes de se arriscar.
Quanto aos equipamentos não precisa se preocupar, pois você pode alugá-los evitando problemas com transporte, além é claro de poder usar modelos novos, escolher o que melhor lhe serve, sem ter que se preocupar com manutenção e outros cuidados. Mesmo o equipamento alugado deve ser verificado diariamente, qualquer pequeno problema deve ser reparado de imediato.
O equipamento além dos skis ou das pranchas de snowboard, inclui botas (impermeáveis, com tracção e aquecimento), capacetes, protetores de pulso, bacia, costas e joelhos. Alguns desses acessórios têm que estar adequado com o peso e altura da pessoa.
O que levar na mala
Não esqueça de por na mala: casacos leves (isolamento térmico, impermeáveis, sistemas de ventilação), calças leves (impermeáveis, isolamento térmico, sistema respirante), camisola de interior mais quente, meias adequadas para a prática de desporto, luvas quentes e gorros com pala.
Dê preferência as peças de algodão acompanhadas de um bom casaco, assim quando estiver frio você pode se aquecer, e quando estiver em locais fechados pode retirar o casaco e ficar mais a vontade. Inclua também protetor solar de fator elevado, chapéus para o sol e óculos protetores.
Proteção para a pele
Durante as férias você não pode esquecer os cuidadinhos básicos com a beleza, e acredite o maior risco é quanto a exposição solar já que a neve reflete os raios solares aumentando o risco para pele. É indispensável o uso de filtro solar no rosto, e creme especifico para a proteção dos olhos e dos lábios, que devem ser aplicados várias vezes ao longo do dia. Para não deixar a pele desidratada, use creme hidratante em todo o corpo, e procure evitar os banhos quentes.
Alimentação
Os cuidados devem se estender a alimentação. Como há um grande gasto calórico, o ideal é tentar repor tudo que se perde, por isso as massas são a melhor opção, além das sopas, e dos legumes com batata. No decorrer do dia faça pequenos lanches como barras e bebidas energéticas. Beba muito líquido durante o dia, pode ser um chá, um chocolate quente, só para não desidratar o organismo. Procure não cansar muito o seu organismo, fazendo pausas freqüentes a cada atividade, e respeitando os sinais apresentados pelo seu corpo.
Com certeza você vai adorar a experiência.
